Cartão Metrobus

Usuários do transporte coletivo que possuem o Cartão Metrobus, implantado em 2016, têm direito à meia-passagem nos ônibus da linha Eixo Anhanguera, que atende à grande Goiânia. O subsídio de 50% no valor da tarifa é concedido pelo governo de Goiás a qualquer morador da região metropolitana, mediante cadastramento gratuito feito pela Secretaria Estadual de Governo (Segov).

Os interessados devem procurar qualquer unidade do Vapt Vupt, de acordo com as datas divulgadas no site www.segov.go.gov.br, levando carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação, CPF, foto 3x4 e comprovante de endereço com data recente. Na hora do cadastro, é possível escolher entre 60, 90 ou 120 passagens por mês. O cartão é entregue em até 15 dias, no mesmo Vapt Vupt onde foi feita a solicitação.

Para validar os créditos e utilizar o benefício, o cartão tem que ser liberado em máquinas instaladas nos terminais de ônibus e no comércio. Os passageiros pagam R$ 2,00, em vez da tarifa cheia de R$ 4,00, sendo que o saldo não é cumulativo. Assim, se o usuário não utilizar todas as viagens em um mês, no mês seguinte, vai receber apenas um complemento.

Entre janeiro e agosto de 2018, o governo estadual destinou mais de R$ 2 milhões ao pagamento do subsídio.

Recadastramento – Uma vez por ano, os beneficiados devem se recadastrar, o que também é feito no Vapt Vupt, com a mesma documentação apresentada no cadastro inicial.

Confira o calendário:

  1. Usuários nascidos no mês de agosto - 1º de agosto de 2018 à 31 de agosto de 2018;
  2. Usuários nascidos no mês de setembro - 1º de setembro à 29 de setembro de 2018;
  3. Usuários nascidos no mês de outubro - 1º de outubro à 31 de outubro de 2018;
  4. Usuários nascidos no mês de novembro - 1º de novembro à 30 de novembro de 2018;
  5. Usuários nascidos no mês de dezembro - 1º de dezembro à 31 de dezembro de 2018.

Cadastro

Antes de Iniciar o cadastro, tenha em mãos:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Endereço
  • Foto 3x4
Cadastre-se Acompanhe seu Cadastro

Contato

O atendimento presencial acontece de segunda à sexta das 08h às 12h e 14h às 18h.

Rua 82, nº 400 Ed. Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar – ala Oeste, Setor Central - CEP: 74.083-010 – Goiânia-GO

Telefone (62) 3201-5601 / 3201-5602 

Perguntas Frequentes

  1. Quem pode ser beneficiado com o CARTÃO METROBUS?

    O CARTÃO METROBUS beneficia todo e qualquer morador da Região Metropolitana de Goiânia. Não poderão se cadastrar as pessoas que possuem Passe Livre (Cartão da Criança, Portadores de Necessidades Especiais e Idosos); Estudantes que possuem Passe Escolar e/ou Passe Livre Estudantil e Portadores de Vale-Transporte do trabalhador (garantido pela CLT).

  2. Para que serve o CARTÃO METROBUS?

    Por meio do CARTÃO METROBUS, o morador que for beneficiado pagará 50% da tarifa, concedido pelo Governo de Goiás, no Sistema Metropolitano Anhanguera – SMA, que compreende, além do Eixo Anhanguera e suas extensões, também as linhas alimentadoras nele integradas.

  3. Onde o CARTÃO METROBUS poderá ser usado?

    O Cartão poderá ser utilizado no Sistema Metropolitano Anhanguera (Eixo Anhanguera) – SMA e suas extensões.

  4. Quantas viagens o beneficiário terá direito?

    As viagens serão de acordo com a simples declaração do usuário no ato do cadastro. O usuário poderá optar por 60 (sessenta), 90 (noventa) ou 120 (Centro e vinte) viagens mensais.

  5. Qual o limite de viagens que o beneficiário poderá utilizar?

    O limite é de 04 (quatro) viagens por dia ou 120 (cento e vinte) viagens mensais.

  6. Onde o interessado poderá fazer cadastro do CARTÃO METROBUS?

    No site da Secretaria de Governo e no site da Superintendência da Juventude e nas Unidades do Vapt Vupt da região metropolitana.

  7. Como o beneficiário adquirirá as viagens no CARTÃO METROBUS?

    O usuário do CARTÃO METROBUS continuará a pagar meia passagem. A recarga será feita nos pontos de recarga automático e nas máquinas de auto atendimento, que ficam localizadas em pontos de vendas credenciados, nas estações de embarque do Eixo Anhanguera ou nos Terminais da RMTC.

  8. É permitido conceder o CARTÃO METROBUS para terceiros?

    Não. O CARTÃO METROBUS é de uso pessoal e intransferível.

  9. Como será a identificação do CARTÃO METROBUS?

    O Cartão terá uma etiqueta de identificação pessoal. Para utilização é necessário que esta etiqueta esteja fixada e legível.

  10. O cartão é pago?

    Não. A primeira via do cartão é gratuita.

  11. Em caso de perda ou furto, o que o beneficiário terá de fazer?

    É necessário que o titular comunique o Sistema, via internet, telefone ou pessoalmente na Loja de Atendimento Sitpass, para que seja efetuado o bloqueio eletrônico.

  12. No caso de perda, furto ou roubo do CARTÃO METROBUS, como o beneficiário obterá a 2ª Via do Cartão?

    A Loja de Atendimento Sitpass (SET- Antigo Setransp) emitirá o boleto bancário, visando o pagamento pelo titular ou responsável, equivalente aos custos da 2ª Via do Cartão. 

  13. Ocorrendo a hipótese de ter viagens no CARTÃO METROBUS, que foi perdido, furtado ou roubado, como o beneficiário recuperará as viagens?

    Os créditos serão transferidos para a nova via emitida do cartão.