Segunda, 25 de Junho de 2018
Mais de 90 mil pessoas atendidas pelo governo no entorno
25/05/2018 18h23

Programa de Cirurgia de Cataratas superou expectativa de atendimento

O programa Governo Junto de Você (GJV), da Secretaria de Governo, cumpriu a missão de garantir o acesso aos serviços públicos à comunidade de Valparaíso com 97.690 procedimentos realizados entre os dias 21 e 24 de maio, no Jardim Céu Azul. O destaque em atendimentos foi para o programa de cirurgia de Cataratas com 1.472 consultas realizadas. O governador José Eliton, na abertura do evento, solicitou estudos para ampliação do programa a outras regiões do Estado.

De acordo com o coordenador do GJV, Georton Vasconcelos, 19 cidades do entorno serão beneficiadas e serão realizadas 6 mil cirurgias de catarata.

A próxima edição do GJV será em Rio Verde de 07 a 10 de junho, no estacionamento do Ginásio de Esportes Jerônimo Martins.
Durante a 63ª edição do Governo Junto de Você foram ofertados cerca de 200 serviços, como Vapt Vupt, corte de cabelo, atendimento oftalmológico, passaporte do Idoso, orientações de linhas de crédito, cursos, palestras, vacinação, verificação de pressão arterial e glicose, doações da OVG, exposição de animais empalhados, entre outros.

São vários os parceiros que ajudaram nesse evento de cidadania. Alguns deles são: Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan); Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED); Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Agência Goiana de Habitação (Agehab), prefeitura de Valparaíso, entre outros.

O Governo Junto de Você é democrático voltado para a criança, para o jovem para o adulto, para o homem, para a mulher para os idosos, toda a família. As crianças podem participar de atividades culturais e de brincadeiras enquanto seus responsáveis tiram documentos, participam de palestras, são orientados judicialmente e se consultam com os serviços oferecidos na área da saúde.
O programa consiste em levar à população serviços essenciais prestados pelo Governo de Goiás e parceiros, dando agilidade ao andamento de processos, entrega benefícios e obras em todas as regiões no Estado, além de acolher críticas e sugestões.

Programa de Catarata

O programa de Cirurgia de Catarata foi lançado na abertura da 63ª edição em Valparaíso e contemplará moradores das 19 cidades do entorno e beneficiará 6 mil pessoas.

Durante o evento foram realizadas 1.472 consultas. Para o coordenador do programa, Paulo César Moura, a expectativa foi alcançada. “A expectativa era que nos quatro dias iríamos atender 1.200 pessoas e conseguimos atender quase 1.500”, disse. Paulo ainda relatou que vários pacientes aguardavam a cirurgia a mais de 8 anos e que com a cirurgia eles vão poder voltar a enxergar. “O mais importante é o relato das pessoas que foram fazer o procedimento de triagem nesses dias. Ali nos foi relatado que tem pessoas que estão aguardando há 8 anos uma cirurgia dessa na fila do SUS. Pessoas que dependem para se locomover pois não conseguem enxergar. E eles tem o sonho de voltar a enxergar”, frisou.

Saiba Mais

O programa de Cirurgia de Catarata é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Goiás do Entorno de Brasília e prefeituras da região. Na edição do GJV em Valparaíso quem procurou por atendimento oftalmológico passou por triagem, consulta médica e exames oftalmológicos. De acordo com Paulo César Moura, coordenador do programa, o paciente diagnosticado com o problema será encaminhado para realização de cirurgia no Hospital Municipal de Céu Azul.

Comunicação Setorial Segov
Goiânia 25 de maio de 2018