Segunda, 21 de Maio de 2018
João Furtado acompanha José Eliton na ampliação do Programa Goiás +Enem, de apoio a estudantes
25/04/2018 18h45

– Na solenidade, governador José Eliton garantiu o pagamento do piso salarial dos professores em 2018;

- “Estamos avançando sem parar no estado de Goiás, dando mais um passo, consolidando conquistas e mirando no futuro, mirando no amanhã”, disse Eliton

- “Nós educadores sabemos que a educação é mais do que só a nota do Ideb”, destacou a ex- secretária da Seduce, Raquel Teixeira

O secretário de Governo, João Furtado, acompanhou o governador José Eliton, na tarde desta quarta-feira, 25/4, no evento +Educação, realizado em Goiânia, no ginásio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – unidade Hugo de Carvalho Ramos. Na oportunidade, Eliton anunciou a ampliação do Goiás +Enem, que este ano vai gerar 40 mil vagas e contará até com programa de TV, em parceria com a nova TV Brasil Central (TBC), coordenada pelo jornalista João Bosco Bittencourt.

Além dos lançamentos da ampliação do programa “Goiás Enem” e do “Goiás + Enem na TV”, o governador realizou a entrega de 1,8 mil computadores que para 301 escolas. O Governo de Goiás, por meio da Seduce, também garantirá maior segurança à comunidade escolar.

José Eliton destacou, em discurso, que o estado de Goiás tem condições e respeito para superar os paradigmas. “Os desafios existem para serem superados, temos muitos desafios pela frente, mas temos o principal para superar e vencer os desafios, que é coragem, determinação e força de vontade”, disse.

O objetivo do Goiás +Enem é reforçar ainda mais a formação dos alunos da rede pública, contribuindo para que alcancem um bom desempenho e tenham sucesso no acesso ao Ensino Superior. Desde que foi lançado, o projeto fez tanto sucesso entre os alunos que as vagas precisavam passar por sorteio, tamanha procura. “Estamos conectando com as novas ferramentas tecnológicas, que ajudam os profissionais docentes e que ajudam os alunos no ensino e no aprendizado”, enfatizou o governador.

Neste ano o Goiás + Enem está ampliando as vagas e os municípios atendidos. A partir de agora, todas as 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Creces) serão contempladas. A maratona de aulas ocorrerá em 100 municípios, onde funcionarão 200 polos.

Tv Brasil Central veiculará programa de preparação para o Enem

Com o objetivo de enriquecer ainda mais o conteúdo do Goiás Enem, a Seduce formalizou parceria com a Agência Brasil Central (ABC) para criar o Goiás +Enem na TV. O programa pedagógico será exibido na TV Brasil Central (TBC) todos os domingos, das 10h30 às 11h. Ao longo de 30 minutos, o periódico vai oferecer, em formato de aula interativa e com personagens, os conteúdos mais recorrentes do Enem. Toda a parte pedagógica do Goiás +Enem na TV foi elaborada pela equipe da Seduce. Já a produção e gravação ficam a cargo da emissora pública.

Entrega de 1,8 mil computadores a 301 escolas

No total, 1.806 computadores serão entregues para 301 escolas de Anápolis, Trindade, Goiânia, Inhumas e Aparecida de Goiânia. Cada unidade de ensino receberá seis computadores para uso administrativo e da sala de professores.

A entrega oficializa a conclusão do primeiro de três lotes de computadores que a Seduce ainda vai destinar às escolas até o meio do ano. No total, serão distribuídos 7,5 mil equipamentos, ou seja, seis por escola. Os 26 Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs) espalhados por todo o Estado também serão beneficiados.

A inovação tecnológica na Educação alcançou, com essa novidade, um marco histórico em Goiás. É a primeira vez que o governo estadual destina computadores a todas as escolas da rede pública, proporcionando mais eficiência e velocidade aos processos administrativos.

+Segurança

O governo de Goiás, por meio da Seduce, também garantirá maior segurança à comunidade escolar com investimentos em ações de vigilância, monitoramento eletrônico e seguro patrimonial para 300 escolas mais vulneráveis do entorno do DF. O custo total será de R$ 12 milhões ao ano.

O reforço na segurança também será garantido às 40 Coordenações Regionais com a ampliação da Patrulha Escolar em todo o Estado. Cada Regional contará com duas Patrulhas. O investimento mensal será de R$ 500 mil. “Com essas medidas, professores e alunos se sentirão mais seguros”, afirmou José Eliton.

Estamos investindo a partir de agora R$460 mil reais, transferidos para a segurança pública, para que tenhamos em todas as regionais de educação, o Batalhão de Educação e patrulhas de educação atendendo e dando mais segurança para que alunos e professores possam ficar mais tranqüilos.

Caravana Aprender+

Lançada em março deste ano, a Caravana Aprender+ 2018 alcançará 429 unidades escolares em todo o Estado. O programa beneficiará diretamente cerca de 450 mil alunos do Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano) e dos três anos do Ensino Médio.

Terão acesso ao material didático complementar gratuito todas as escolas com mais de 400 alunos matriculados. As atividades da Caravana foram iniciadas no dia 12 de março deste ano pela Regional de Rio Verde e já passou por Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Piracanjuba, Bela Vista, Silvânia, Goianésia e Jaraguá

A meta é fechar 100% das unidades educacionais até o final do mês de junho.