Segunda, 21 de Maio de 2018
GOIÁS NA FRENTE SOCIAL Furtado acompanha José Eliton no repasse de 1 milhão a entidades do terceiro setor
25/04/2018 15h40

O secretário de Governo João Furtado participou, nesta quarta-feira (25/4), junto com o governador José Eliton, da entrega do prêmio Reconhece Goiás, braço do Programa Goiás na Frente Social – 3º Setor. O prêmio é uma ação de valorização e agradecimento do governo de Goiás ao terceiro setor e abrange Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), associações e fundações, cujas práticas têm como princípio fundamental o bem-estar da coletividade.

Sob a coordenação da Segplan, o Reconhece Goiás envolve o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor, conforme explica o chefe do Núcleo de Projetos Especiais, Edilson de Brito. “Ao todo são 308 entidades contempladas num universo de 779 instituições. Essas 308 entidades correspondem a mais de R$ 6 milhões em recursos destinados ao terceiro setor, em mais de 70 municípios do estado”, destacou.

Ainda segundo Edílson de Brito, o Reconhece Goiás é uma forma inteligente pela qual o governo de Goiás “reconhece as entidades que cuidam de pessoas que precisam de cuidados, usufruindo de estruturas que já existem e repassando recursos para quem já presta um serviço, que é feito com amor”, disse.

O presidente da Apae de Goiânia, Albanir Santana, representando o conjunto das 50 entidades beneficiadas pelo prêmio agradeceu o governador José Eliton e o ex-governador, Marconi Perillo, pela parceria, disposição e agilidade no auxílio às entidades que realizam trabalhos sociais, tanto na capital, quanto no interior do estado. “Esse programa está beneficiando não os voluntários, mas sim quem está na ponta. Está chegando a quem realmente precisa. Temos a felicidade de reconhecer o trabalho deste governo, desde antes até o momento atual. Eu me lembro que em uma das reuniões com o governador José Eliton, ele havia pedido que o trâmite do Reconhece Goiás fosse feito sem burocracia, com a maior agilidade possível. E foi feito, nós estamos aqui hoje”, avaliou, entre aplausos.

José Eliton entregou, simbolicamente, a ordem de crédito no valor de R$ 20 mil ao Frei Marcos, que coordena o Asilo São Vicente de Paulo, na Cidade de Goiás. Em discurso, Eliton nominou cada uma das 50 entidades beneficiadas com o crédito de R$ 20 mil, reafirmando o compromisso do governo com a agenda de desenvolvimento social do Estado.

“Quero aqui muito mais do que reconhecer, mas agradecer a cada entidade pelo papel social que realiza. Em dezembro do ano passado nós fizemos o pagamento às 50 primeiras entidades. Hoje estamos fazendo de mais 50 e até junho vamos quitar o pagamento de todas as entidades. Estamos consolidando as conquistas observadas por todos os goianos e, nesse espírito, estamos semeando novos avanços, aprofundando as agendas sociais como o Goiás na Frente Social, na parceria com o terceiro setor. É preciso que nós tenhamos a sensibilidade de que você não constrói um Estado tão somente com estradas, obras físicas e benefícios para geração de empregos; você constrói um Estado, principalmente, cuidando das pessoas, com a agenda da solidariedade que se torna, em última análise, fator de oportunidade para as pessoas”, ressaltou o governador.