Governo de Goiás

Secretaria de Estado de Governo

Procure o que você precisa:
Segunda, 21 de Maio de 2018
Notícias
Furtado participa do lançamento do Programa Jovem Cidadão para pessoas com deficiência
20/04/2018 17h30 - Atualizado em 23/04/2018 07h33

 

- Coordenado pela Secretaria Cidadã, programa conta com a abertura de 500 novas vagas para Pessoas com Deficiência (PDC);

 

- Goiás é o primeiro estado a produzir a carteira do autista

 

- “O maior beneficio não é o salário, é a inclusão”, afirmou o secretário Murilo Mendonça, da Secretaria Cidadã

 

O secretário de Governo, João Furtado, participou na tarde desta sexta-feira, 20, do lançamento do Programa Jovem Cidadão para pessoas com deficiência, e da entrega do Cartão do Autista. Serão abertas 500 novas vagas para os jovens. A iniciativa passa a integrar o Goiás na Frente Terceiro Setor. O lançamento foi feito pelo governador José Eliton, acompanhado do titular da Secretaria Cidadã, Murilo Mendonça.

 

O programa Jovem Cidadão proporciona às camadas mais vulneráveis da sociedade a possibilidade de ter uma aprendizagem labora, ao mesmo tempo que mantém os estudos escolares. Atualmente são 3.624 vagas distribuídas em todos os 246 municípios do Estado. A nova fase voltada especificamente para Pessoas com Deficiência (PDC) irá ofertar 500 vagas para jovens.

 

Para participar do programa, o jovem PDC tem de ter idade mínima de 14 anos, ser originário de família com renda de até quatro salários mínimos. Na inscrição, o jovem deverá apresentar laudo médico que indique a deficiência. Os participantes atuarão em órgãos públicos nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) na capital e interior, com carga de 20 horas semanais.

 

Para o secretário Murilo o Jovem Cidadão é um exemplo de política pública. “Esse programa Jovem Cidadão é um modelo a ser seguido pelo Brasil. Esse programa já tem quase 18 anos e a cada dia é inovado. Além do beneficio, esse projeto vai trazer a inclusão, vamos trazer esses jovens para junto da sociedade. O maior benefício não é o salário, é a inclusão”, afirmou.

 

O governador José Eliton destacou a importância dessas novas vagas para os jovens. “Vejo tantos jovens cidadãos que tem oportunidades, que carregam em seus corações esperança, sonhos, de uma vida melhor. Tomamos a decisão de abrir perspectivas para aqueles que já têm dificuldades na vida, mas que tem todo o potencial para contribuir com a sociedade, com a sua família. É dentro desse espírito que estamos lançando 500 vagas para os jovens com deficiência”, enfatizou.

 

Entrega da primeira carteira de identificação do autista no Brasil

 

O governador de Goiás, José Eliton, fez a entrega, durante a solenidade de lançamento do programa Jovem Cidadão PCD, a primeira Carteira de Identificação do Autista (CIA) no Brasil. Pioneiro, o Estado de Goiás iniciou a emissão do documento no mês de abril, na sede da Secretaria Cidadã.

 

O documento irá assegurar que os portadores tenham seus direitos garantidos, já que autismo pode não ser facilmente identificado.

Rua 82, n° 400, CEP 74083-010, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar, Centro - Goiânia - GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento