Governo de Goiás

Secretaria de Estado de Governo

Procure o que você precisa:
Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Notícias
INTERCÂMBIO: Tayrone anuncia segunda seleção e nova turma ao Goiás Sem fronteiras
01/02/2018 18h02

- Governo de Goiás pretende enviar 475 alunos para cursos de intercâmbio no exterior neste ano

O secretário estadual de Governo, Tayrone Di Martino, anunciou na última terça-feira (30) a convocação de 175 estudantes aprovados em processo seletivo para a formação de nova turma do Programa Goiás Sem Fronteiras (GSF), que irão também estudar na New Jersey City University (NJCU), nos Estados Unidos, assim como os alunos recém-formados no GSF. Determinou ainda que o Superintendente da Juventude (Sujuv), Leonardo Felipe, realize novo exame com objetivo de selecionar mais estudantes para novas etapas do programa, a serem realizadas ainda em 2018. O anúncio aconteceu durante solenidade de diplomação dos alunos da primeira turma do Goiás Sem Fronteiras.

As novas etapas do programa foram autorizadas pelo governador Marconi Perillo, que, ao lado de Tayrone, entregou, no Teatro PUC, os certificados aos 125 jovens que fizeram o curso de imersão na NJCU, entre os dias 23 de novembro e 22 de dezembro de 2017. Participaram da celebração, que emocionou a todos, o vice-governador José Eliton, representantes da universidade norte-americana e o embaixador do Canadá, Riccardo Savone.

“Foi uma satisfação e uma emoção indescritíveis poder participar de momento tão importante na vida daqueles jovens, que pela ação do Governo de Goiás hoje têm uma nova perspectiva cultural e profissional. Ver o brilho naqueles olhos, a esperança de um futuro brilhante,m que seguramente eles terão, compensa todo o nosso trabalho”, relata Tayrone.

O Goiás Sem Fronteiras possibilita a todo estudante de escola pública regularmente matriculado a oportunidade de fazer um curso de imersão em universidade estrangeira, aperfeiçoando, na prática, o estudo da língua estrangeira e a disciplina de Competências Globais com foco no empreendedorismo.

O novo concurso do Goiás Sem Fronteiras pretende selecionar 300 estudantes, que vão compor três turmas distintas. A ideia, que ainda não está fechada, é que as turmas se destinem a países de línguas francesa, inglesa e espanhola. A Sujuv mantém conversas avançadas com instituições do Canadá e está avaliando propostas de outras instituições da Europa e Oceania. “A Segov vai preparar os editais e informar em tempo hábil. O momento agora é de estudar para chegar na prova bem preparado”, recomenda Tayrone. A prova objetiva avalia os conhecimentos do candidato em língua estrangeira, língua portuguesa, atualidades, ciências humanas e matemática.

Sonhos compartilhados

“Sonhei muito, como governador do Estado, com esse dia, com o dia em que vocês pudessem conhecer o mundo e se globalizar”, afirmou Marconi durante a entrega dos diplomas, acrescentando que, durante anos, no processo de amadurecimento do Programa Goiás Sem Fronteiras, visitou diversas universidades em vários países. Reforçou que a educação e a área social sempre tiveram atenção e prioridade em seus quatro governos. E a Bolsa Universitária, o Ciência Sem Fronteiras e o Passe Livre Estudantil, além da criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Zé Eliton destacou a importância do intercâmbio para a formação acadêmica e pessoal dos 125 estudantes. “Trata-se de uma conquista extremamente importante para vocês, fruto da atuação dinâmica do governo do Estado durante todos esses anos”. O vice-governador reafirmou seu compromisso com a continuidade dos programas sociais e com apoio irrestrito à educação. “Reafirmo o meu compromisso por meio de programas sociais já em curso no Estado, programas esses que propiciam a revolução que o País espera”, declarou.

Rua 82, n° 400, CEP 74083-010, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar, Centro - Goiânia - GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento