Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Goiás Sem Fronteiras: Na formatura, Marconi e Zé Eliton anunciam ampliação do programa de intercâmbio de alunos
31/01/2018 16h08 - Atualizado em 31/01/2018 16h15

O governador Marconi Perillo e o vice-governador Zé Eliton reafirmaram na noite desta terça-feira (30), durante a formatura da primeira turma do Goiás Sem Fronteiras, seu compromisso com a continuidade e a ampliação do programa. Marconi e Zé Eliton assinaram protocolo de intenções com a Embaixada do Canadá no Brasil para a inclusão do país no programa de intercâmbio e determinaram a convocação imediata de 175 estudantes do cadastro de reserva da primeira turma.

Marconi também determinou que a Secretaria de Estado de Governo (Segov), que coordena o Goiás Sem Fronteiras, abra um novo edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio. O embaixador canadense, Riccardo Savone, participou da cerimônia, realizada no Auditório da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e assinou, com Marconi e Zé Eliton, o protocolo de intenções entre os governos de Goiás e do Canadá.

Durante a formatura, os alunos agradeceram a Marconi e Zé Eliton pela oportunidade de estudar no exterior – a primeira turma foi para os Estados Unidos – e solicitaram que o programa seja ampliado. "Vamos ampliar. O Goiás Sem Fronteiras é um sonho realizado graças a um governo planejado, que pensa e trabalha para as pessoas", disse Marconi.

Marconi Perillo e Zé Eliton comandaram na noite desta terça-feira, 30, a solenidade de formatura dos 125 alunos selecionados para a primeira turma do Programa Goiás Sem Fronteiras. “Sonhei muito, como governador do Estado, com esse dia, com o dia em que vocês pudessem conhecer o mundo e se globalizar”, afirmou Marconi, acrescentando que, durante anos, no processo de amadurecimento do Programa Goiás Sem Fronteiras, visitou diversas universidades em vários países.

Marconi disse que o Goiás Sem Fronteiras prosseguirá e será ampliado. Os estudantes, todos de escolas públicas, fizeram intercâmbio de um mês na City University, em New Jersey, nos EUA. Marconi frisou que a educação e a área social sempre tiveram atenção e prioridade em seus quatro governos. Citou programas como o Bolsa Universitária, o Ciência Sem Fronteiras e o Passe Livre Estudantil, além da criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que ajudaram e ajudam milhares de estudantes.

Ele agradeceu ao vice-governador e aos secretários de Governo, Tayrone Di Martino; e aos auxiliares Leonardo Felipe (Superintendente da Juventude) e Aava Santiago.  “Agradeço ao meu grande parceiro nesses últimos sete anos, Zé Eliton, que, assim como eu, veio de baixo e a todos outros que também vieram, caso de Tayrone e Leonardo”, emendou.

A presença do representantes da City University na solenidade foi apontada pelo governador como o reconhecimento da Academia com a dedicação dos jovens estudantes. “Vocês voltam mais amadurecidos, mais cheios de conhecimento, com mais garra e determinação. Dão início a uma revolução do diálogo, da paz, concordância, ética, virtude, princípios, valores e coerência”, concluiu Marconi.

O vice-governador Zé Eliton destacou a importância do intercâmbio para a formação acadêmica e pessoal dos 125 estudantes. “Trata-se de uma conquista extremamente importante para vocês, fruto da atuação dinâmica do governo do Estado durante todos esses anos”.

Zé Eliton reafirmou seu compromisso com a continuidade dos programas sociais e com apoio irrestrito à educação. “Reafirmo o meu compromisso por meio de programas sociais já em curso no Estado, programas esses que propiciam a revolução que o País espera”, declarou.