Governo de Goiás

Secretaria de Estado de Governo

Procure o que você precisa:
Segunda, 21 de Maio de 2018
Notícias
Segov entrega certificados do Goiás Sem Fronteiras
29/01/2018 16h35

Governador Marconi Perillo, vice José Eliton e secretário Tayrone Di Martino recebem primeira turma do programa de intercâmbio nessa terça-feira

A Secretaria Estadual de Governo (Segov) entrega nesta terça-feira, às 20 horas, no Teatro PUC (Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Avenida Fued José Sebba, nº 1.184, Jardim Goiás), os certificados de conclusão de curso aos 125 alunos goianos que participaram da edição pioneira do programa de intercâmbio internacional Goiás Sem Fronteiras. A solenidade contará com as presenças do governador Marconi Perillo, do vice-governador José Eliton e dos secretários Tayrone Di Martino (Segov) e Raquel Teixeira (Seduce), além de professores da rede pública estadual e de familiares dos jovens diplomados.

A primeira edição do Programa Goiás Sem Fronteiras aconteceu entre os dias 23 de novembro e 22 de dezembro na New Jersey City University (NJCU), na cidade de mesmo nome, no Estado norte-americano de Nova Jersey. O curso de imersão envolveu o aprendizado teórico e prático da língua inglesa, além de conhecimentos relacionados à disciplina de competências globais, com foco no empreendedorismo. A Segov finaliza os detalhes para a abertura de nova turma, dessa vez com 150 alunos, conforme determinação do governador.

Leonardo Felipe, titular da Superintendência da Juventude (Sujuv), órgão responsável pela coordenação do Goiás Sem Fronteiras, afirma que a entrega dos certificados encerra o ciclo da primeira etapa do projeto. Ele avalia a iniciativa como "altamente produtiva e bem-sucedida" e informa que, para as próximas, a Sujuv ambiciona eleger outros países, com línguas diferentes do inglês, para ampliar o leque de oportunidades aos estudantes.

"O Goiás Sem Fronteiras proporciona uma oportunidade de aquisição de conhecimentos que está além da capacidade financeira da imensa maioria das famílias dos estudantes da rede pública, daí sua importância social. Ganha o aluno, mas ganha também a rede de ensino, por meio do compartilhamento das experiências; ganha, ainda, a economia goiana, pois no futuro terá à disposição profissionais com habilidades em línguas, focados no empreendedorismo e com uma visão moderna das relações interculturais tão necessária ao desenvolvimento em um mundo cada vez mais economicamente integrado", avalia Leonardo.

Dois representantes da NJCU virão a Goiânia especialmente para a entrega dos certificados. Precede as falas das autoridades a execução dos hinos nacionais do Brasil, dos Estados Unidos e do Canadá, este último por ocasião da presença do embaixador canadense no Brasil, Riccardo Savone, na solenidade. O Canadá é um dos países que manifestaram interesse em receber turmas de estudantes goianos do Goiás Sem Fronteiras.

Na sequência, discursará em nome dos formandos o estudante Lucas Souto. Será exibido um vídeo produzido pelos próprios alunos com o apoio da Superintendência de Juventude do Governo de Goiás. Antecede a entrega dos certificados as falas do governador, do vice-governador e dos secretários Tayrone e Raquel.

O Programa Goiás Sem Fronteiras destina-se indistintamente a todos os estudantes goianos regularmente matriculados em escolas públicas. Com vagas limitadas, no entanto, os primeiros 125 estudantes que participaram do programa e os demais 150 da etapa seguinte foram selecionados por meio de prova realizada em outubro último. O programa é integralmente custeado pelo Tesouro Estadual, que banca a até mesmo o vestuário de inverno, se necessário.

A contrapartida dos alunos é compartilhar com os colegas as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio de palestras, seminários e workshops.

Rua 82, n° 400, CEP 74083-010, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar, Centro - Goiânia - GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento