Governo de Goiás

Secretaria de Estado de Governo

Procure o que você precisa:
Segunda, 21 de Maio de 2018
Destaque Home Notícia
Tayrone e José Eliton discutem Plano Social das Comunidades Negras e Povos Tradicionais
22/01/2018 17h19 - Atualizado em 22/01/2018 18h31
O secretário estadual de Governo, Tayrone Di Martino, participou na manhã desta segunda-feira (22) de reunião onde foi apresentado o Plano de Trabalho Político e Social 2018 das Comunidades Negras e Povos Tradicionais. O encontro com as lideranças do movimento negro aconteceu no Auditório Jornalista Jayme Câmara no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e teve a participação do vice-governador José Eliton.
 
O objetivo principal do plano, segundo explica Tayrone, é propor políticas públicas e a integração entre governo e sociedade no combate ao racismo e à discriminação racial, assim como assegurar os direitos da população negra, indígena e das comunidades tradicionais (quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana). O plano também orienta a fiscalização e a execução das ações governamentais desenvolvidas nessa área.
 
A discussão permanente sobre o tema da igualdade racial é uma das diretrizes do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conir), organismo criado pela Lei nº 16.230 de 8 de abril de 2008, regulamentado pelo Decreto nº 6.768 de 29 de julho de 2008, no âmbito da então Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, a atual Secretaria Cidadã.
 
“O Conir é uma entidade de suma importância, conquista da luta histórica do movimento negro de Goiás por políticas públicas voltadas para a população negra, comunidades tradicionais – quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana – e indígenas, bem como um importante espaço de Controle Social”, destaca Tayrone.
 
Para o vice-governador, o Governo de Goiás vai seguir com o compromisso de proteger todos os movimentos sociais. “Ratificamos o compromisso na proteção social e nas diversas expressões culturais, que são do ser humano”, diz José Eliton. “São elementos da expressão da brasilidade que precisam ser protegidos”, complementa.
 
Participaram do encontro o presidente do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial, Aluísio Arruda; a líder da Comunidade Quilombola, Divina Aparecida; o 1º Vogal do Fórum da Frente Afro, Elmo Rocha; além de associações, movimentos, comunidades e lideranças afros.

Rua 82, n° 400, CEP 74083-010, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar, Centro - Goiânia - GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento