Governo de Goiás

Secretaria de Estado de Governo

Procure o que você precisa:
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Notícias
Esperança sem Fronteiras
17/11/2017 11h30

Desde muito jovem a estudante do ensino médio Marina Araújo Simões, 17, colocou na cabeça de cabelos carmim que sua fronteira é o mundo inteiro. Seu sonho não tem limites geográficos e por isso, quer cursar Relações Internacionais na universidade. Para conhecer gente nova, culturas diversas, compartilhar com outros povos as suas raízes goianas. Marina é um dos 125 jovens selecionados para o programa Goiás Sem Fronteiras, do Governo de Goiás, que iniciam na segunda-feira, 28 de novembro, um curso de imersão de um mês em terras norte-americanas, na New Jersey City University (NJCU).

O programa deu à garota de voz suave e palavras seguras uma oportunidade que as posses da família não lhe permitiriam. Conhecer precocemente outra nação, aperfeiçoar a língua de William Shakespeare, competência indispensável para quem busca uma carreira na Diplomacia. Pois, para ela, as limitações financeiras não foram obstáculo ao seu sonho. “Não se trata de poder e de dinheiro, mas de esperança e de uma dose de coragem”, ensina.

Marina esteve na tarde desta quinta-feira (16), na companhia da mãe orgulhosa, Cleila de Paula, e dos demais 124 colegas (e seus pais) que não conseguem conter a ansiedade com a véspera do embarque, em uma reunião com autoridades do Governo de Goiás. Entre elas o governador Marconi Perillo e o secretário de Governo, Tayrone di Martino, que fizeram questão de tranqüilizar pais e responsáveis para a segurança do programa que vai levar seus bens mais preciosos para uma temporada em terras estrangeiras.

Na reunião, a garota soube que o curso na NJCU começa logo. Ela e seus colegas embarcam, em turmas separadas, nos dias 24, 25 e 26. Nenhum problema, apenas conveniências de logística aeronáutica. Todos se reunirão no campus no domingo para, na segunda, iniciarem a intensa maratona de estudos que envolvem aulas nos três turnos, inclusive nos finais de semana, com atividades extraclasse.

Na reunião, o estudante Felipe Ramos passou por uma prova de fogo. Mais uma de muitas que ainda virão. Primeiro colocado na rigorosa seleção entre quase seis mil estudantes, foi convidado a discursar, sem aviso prévio, em nome dos colegas. Respirou fundo e assumiu a tribuna para dizer que a experiência que o Goiás Sem Fronteira proporciona a ele é um sonho que se realiza. Sempre teve a ambição de conhecer os EUA, mas não esperava que isso se confirmasse tão brevemente.

Ele, que estuda no CPMG Vasco dos Reis, uma das 33 unidades militares do Estado de Goiás, começou protocolar: agradeceu a chance que recebeu do governo estadual. Depois, com menos sisudez, relatou que aquele sonho que ora se consuma é, seguramente, compartilhado por todos os colegas. Meninos e meninas determinados e entusiasmados que seguem com ele rumo a um mundo novo de possibilidades que só a educação é capaz de proporcionar.

Quantidade de registros: 4 total de 5

Quantidade de páginas: 2

Rua 82, n° 400, CEP 74083-010, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar, Centro - Goiânia - GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento