Quarta, 22 de Novembro de 2017
Políticas Públicas para Juventude
21/09/2011 16h05 - Atualizado em 29/04/2015 17h04

Apoio à formação de Conselhos Municipais de Juventude
A Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Superintendência da Juventude do Estado de Goiás (Sujuv), apoia a criação dos Conselhos Municipais de Juventude, ferramentas de controle social na área de políticas públicas direcionadas aos jovens. Os Conselhos Municipais tem como função fiscalizar a elaboração e execução de programas para juventude. Eles são formados por representantes da sociedade civil (selecionados através de processo seletivo) e representantes do poder público.

Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Juventude
O Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Juventude foi criado pelo Decreto Estadual nº. 7212, de 10 de fevereiro de 2011, com o objetivo de articular e integrar as políticas públicas para a juventude, de modo a conferir maior eficácia e visibilidade às ações governamentais voltadas para a população jovem do Estado de Goiás, com a eliminação de possíveis sobreposições.

Entre as atribuições do comitê está a produção de diagnósticos acerca dos programas e projetos destinados à juventude, a otimização de recursos do Tesouro Estadual alocados ao setor, buscando a ampliação da rede de proteção e promoção social da juventude.

Escola de Líderes
Trata-se de um curso ministrado para alunos da Rede Estadual de Ensino (Ensino Médio), sobre as políticas públicas destinadas à juventude. A Escola de Líderes tem como objetivo auxiliar na construção da cidadania e visão democrática dos jovens por meio do debate de diversos temas da atualidade e diálogo direto com o poder público estadual.

Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ)
O Índice de Vulnerabilidade Juvenil consiste num estudo que visa avaliar e comparar a situação de vida em que se encontram os jovens nos diferentes municípios goianos. Busca demonstrar os resultados e oferecer elementos para subsidiar a elaboração de políticas públicas mais específicas para os diferentes contextos encontrados. Deste modo, o IVJ é uma importante fonte de dados a ser utilizada pela academia, imprensa, ONGs, enfim, para toda a sociedade em geral.

O IVJ analisa as seguintes variáveis: não incidência de gravidez entre adolescentes de 12 a 18 anos; renda; nível de instrução; taxa de frequência à escola; inserção no mercado de trabalho; atividade de estudo e/ou trabalho e violência sofrida. Os dados têm como fonte o Censo/IBGE de 2010 e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP). O índice varia em uma escala de 0 a 100, em que zero corresponde ao município com menor vulnerabilidade, e 100 ao de maior vulnerabilidade. Isso ocorre, pois o conceito de vulnerabilidade é negativo, ou seja, quanto maior a vulnerabilidade piores são as condições de vida dos jovens.

Comenda Honestino Guimarães
A Comenda Honestino Guimarães foi instituída em 16 de fevereiro de 2012, por meio do Decreto nº 7.553. O documento visa agraciar pessoas físicas e jurídicas que se destacam pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, planejamento, estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas direta ou indiretamente para a juventude.