Passe Livre Estudantil

Goiânia é uma das seis capitais brasileiras que concedem passagens de ônibus gratuitas a estudantes, por meio do programa Passe Livre Estudantil (PLE). Criado em 2013 pelo Governo de Goiás para estimular a juventude a estudar, o benefício é mantido também em Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB).

Considerado um dos grandes avanços da área social promovidos pelo governo estadual, o PLE proporciona a isenção de até 48 passagens integrais de transporte coletivo por mês, conforme o calendário da unidade de ensino e a necessidade do aluno. 

O programa é destinado a todo estudante da região metropolitana da capital (Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade) e dos municípios de Anápolis e Rio Verde que estiver regularmente matriculado na rede pública ou particular de ensino. 

Desde sua implantação, em 2013, o PLE beneficiou milhares de estudantes, investindo mais de R$ 159 milhões. Em 2017, foram cadastrados 102.823 estudantes da região metropolitana, Anápolis e Rio Verde. Em 2018, o número de cadastrados subiu para 124.980. Atualmente, estão regularizados e recebendo o benefício 92.438 alunos na grande Goiânia, 10.927 em Anápolis e 1.263 em Rio Verde (o número exclui bloqueios e cancelamentos). Somente neste ano, o investimento é superior a R$ 49 milhões.

Para ter acesso ao benefício, basta fazer o cadastro dentro do prazo divulgado no site www.juventude.go.gov.br. O estudante deverá preencher os dados no site, indicar uma unidade do Vapt Vupt mais adequada à sua rotina e comparecer ao local após 10 dias corridos para fazer a retirada do cartão. O beneficiado deve fazer o recadastramento no programa uma vez por ano. 

Como participar

Para participar é necessário que o estudante faça o cadastro dentro do prazo divulgado no site: www.juventude.go.gov.br.

Acesse o site de Inscrição

Contato

O atendimento presencial acontece de segunda à sexta das 08h às 12h e 14h às 18h.

Rua 82, nº 400 Ed. Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar – ala Oeste, Setor Central - CEP: 74.083-010 – Goiânia-GO

Telefone (62) 3201-5601 / 3201-5602 

Perguntas Frequentes

  1. Há idade mínima e/ou máxima para ser beneficiário do programa?

    A idade mínima para adquirir o benefício do PLE é de 05 anos.

  2. Como será feito o cadastro?

    O cadastro do Passe Livre Estudantil será realizado nos sites: www.juventude.go.gov.br ou www.segov.go.gov.br.

  3. O Passe Livre Estudantil tem validade?

    Sim, o benefício é válido apenas para estudantes regularmente matriculados em uma instituição de ensino. Além disso, é necessário que o aluno faça o cadastro/recadastro anualmente através dos sites www.juventude.go.gov.br ou www.segov.go.gov.br.

  4. Tenho direito a quantas viagens?

    O PLE garante o pagamento de 02 (duas) viagens/dia e até 48 (quarenta e oito) viagens/mês.

  5. As viagens são cumulativas de um mês para outro?

    Não. O Estado irá creditar a diferença para completar as 48 viagens, caso o estudante não tenha utilizado todo o saldo disponível.

  6. Quando será liberado o benefício?

    O pagamento é liberado a partir do 10º dia útil de cada mês.

  7. Posso utilizar essas passagens para ir para qualquer lugar?

    Não. O Passe Livre Estudantil é um benefício que garante a locomoção dos estudantes até a instituição de ensino, por isso, deverá ser utilizado somente para ir e vir da instituição de ensino.

  8. Caso eu utilize mais de 02 (duas) viagens diariamente eu posso recarregar meu Passe Livre Estudantil?

    Não. Mensalmente você receberá o saldo depositado pelo Estado, portanto, o cartão não aceita recargas.

  9. Como efetuar o bloqueio do cartão em caso de roubo o extravio?

    O bloqueio será realizado pelo 0800 648 2222, pelo site www.sitpass.com.br ou diretamente na Loja Sitpass, que fica na Rua 04 nº 515, Edifício Parthenon Center, Setor Central, com atendimento de segunda a sexta, das 8 às 17h30.

  10. Como solicito uma nova via do cartão?

    A solicitação da nova via poderá ser realizada no site www.sitpass.com.br ou diretamente na Loja Sitpass, que fica na Rua 04 nº 515, Edifício Parthenon Center, Setor Central, com atendimento de segunda a sexta, das 8 às 17h30, mediante pagamento dos custos inerentes a outra via do cartão no valor equivalente a 10 (dez) vezes o valor da tarifa básica vigente na RMTC - condição indispensável para emissão de outro cartão.