Passe Livre Estudantil

O Programa Passe Livre Estudantil é uma das melhores iniciativas de políticas públicas voltadas para a juventude, desenvolvida pelo Governo de Goiás e executada pela Secretaria de Governo, porque proporciona economia para famílias goianas e incentiva a permanência de estudantes no ambiente escolar, reduzindo índices de evasão. O programa assegura ao estudante duas viagens gratuitas via transporte coletivo, por dia, para ir e voltar da instituição de ensino.

O estudante poderá ser contemplado com até 48 viagens mensais, que serão fornecidas de acordo com os dias letivos de cada instituição de ensino.

O Passe Livre Estudantil é uma conquista não apenas dos estudantes, mas de toda a sociedade civil, porque o valor que os alunos gastavam com transporte poderá ser investido agora em outras áreas. Desde sua implantação, em agosto de 2013, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 159 milhões no Passe Livre Estudantil. Desde 2017 o poder público estadual custeia sozinho a integralidade da passagem aos estudantes.

Como participar

Para participar é necessário que o estudante faça o cadastro dentro do prazo divulgado no site: www.juventude.go.gov.br.

Acesse o site de Inscrição

Contato

O atendimento presencial acontece de segunda à sexta das 08h às 12h e 14h às 18h.

Rua 82, nº 400 Ed. Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 6º andar – ala Oeste, Setor Central - CEP: 74.083-010 – Goiânia-GO

Telefone (62) 3201-5601 / 3201-5602 

Perguntas Frequentes

  1. 1. Tem idade mínima e/ou máxima para ser beneficiário do programa?
    • A idade mínima para adquirir o benefício do PLE é de 05 anos.
  2. 2. Como será feito o cadastro?
  3. 3. Possuo o Cartão Passe Escolar (SET), e estou devidamente cadastrado no PLE, como devo proceder?
    • Entre os dias 07 e 31 de agosto a troca ocorrerá de forma automática. O estudante receberá um e-mail informando em qual unidade Vapt-Vupt deverá retirar o novo cartão Passe Livre Estudantil.
  4. 4. O Passe Livre Estudantil tem validade?
    • Sim, o benefício é válido apenas para estudantes regularmente matriculados em uma instituição de ensino. Além disso, é necessário que o aluno faça o cadastro/recadastro anualmente através dos sites www.juventude.go.gov.br ou www.segov.go.gov.br.
  5. 5. Tenho direito a quantas viagens??
    • O PLE garante o pagamento de 02 (duas) viagens/dia e 48 (quarenta e oito) viagens/mês.
  6. 6. As viagens são cumulativas de um mês para outro?
    • Não. O Estado irá creditar a diferença para completar as 48 viagens, caso o estudante não tenha utilizado todo o saldo disponível.
  7. 7. Quando será liberado o benefício?
    • O pagamento é liberado a partir do 10º dia útil de cada mês.
  8. 8. Posso utilizar essas passagens para ir para qualquer lugar?
    • Não. O Passe Livre Estudantil é um benefício que garante a locomoção dos estudantes até a instituição de ensino, por isso, deverá ser utilizado somente para ir e vir da instituição de ensino.
  9. 9. Caso eu utilize mais de 02 (duas) viagens diariamente eu posso recarregar meu Passe Livre Estudantil?
    • Não. Mensalmente você receberá o saldo depositado pelo Estado, portanto, o cartão não aceita recargas.
  10. 10. Como efetuar o bloqueio do cartão em caso de roubo o extravio?
    • O bloqueio será realizado pelo 0800 648 2222, site www.sitpass.com.br ou diretamente na Loja Sitpass que fica na Rua 04 nº 515, Edifício Parthenon Center, Setor Central com atendimento de segunda a sexta das 08h00 às 17:30.
  11. 11. Como solicito uma nova via do cartão?
    • A solicitação da nova via poderá ser realizada no site www.sitpass.com.br ou diretamente na Loja Sitpass que fica na Rua 04 nº 515, Edifício Parthenon Center, Setor Central com atendimento de segunda a sexta das 08h00 às 17:30. Mediante pagamento dos custos inerentes a outra via do cartão no valor equivalente a 10 (dez) vezes o valor da tarifa básica vigente na RMTC, condição indispensável para emissão de outro cartão.